A Enstrom Helicopter Corporation retomou a produção de helicópteros e a primeira aeronave sob nova propriedade foi um 480B com motor a turbina, que voou pela primeira vez na segunda-feira (30 de janeiro).
Foi o 255º helicóptero da série de modelos 480 e o 1.317º helicóptero Enstrom desde que a empresa foi fundada em 1959.
A Enstrom Helicopters deixou de existir em janeiro de 2022, após quase 64 anos depois que o proprietário chinês da marca de helicópteros entrou com pedido de falência. Posteriormente, os Certificados de Tipo (TC), direitos (de produção) e ferramentas foram adquiridos do Chongqing General Aviation Industry Group (CGAG) chinês pela indiana Surack Enterprises.
O grupo decidiu não apenas retomar a produção, mas também reviver o serviço para os atuais proprietários da Enstrom. Em meados de dezembro de 2022, as autoridades de aviação dos EUA também entregaram o Certificado de Produção (PC), após o qual a construção poderia começar novamente.
A empresa indiana é proprietária da Sweet Aviation (fretamentos, treinamento e aluguel de aeronaves) e da Sweet Helicopters, entre outras, e também designou um revendedor tcheco da Ensteom em dezembro de 2022.
A marca de helicópteros foi fundada por Rudy Enstrom, que construiu protótipos de helicópteros em sua garagem nas décadas de 1940 e 1950. Em 1959, isso levou à chegada do primeiro F28 produzido em série. Isso foi seguido pelo 280 Shark na década de 1970 e o 480 movido a turbina na década de 1990. Os três modelos evoluíram ao longo dos anos para o F28F, o F280FX turboalimentado e o 480B-G.
As tentativas de comercializar novos modelos, como o 280L e o TH180, falharam miseravelmente. A fabricante entregou cinco helicópteros em 2020 e apenas dois nos primeiros meses de 2021, elevando a produção total para cerca de 1.300 Enstroms.
Fernando Valduga